Google Translator

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Google Art Project no Brasil

Boa notícia para os brasileiros que adoram artes. O Google lançou neste mês de março seu projeto brasileiro do Google Art Project. Com ele, você poderá visitar virtualmente vários dos melhores museus do mundo. Até o momento, somente os museus Pinacoteca do Estado de São Paulo e o Museu de Arte Moderna (MAM) foram digitalizados aqui no Brasil. Mas isso é apenas o começo! Logo esperamos ter muito mais para visitar em nossos computadores. Este projeto não é novo. O Google Art Project já existe há pelo menos um ano. Na América Latina, 10 museus fornecerão 30 mil imagens em alta resolução de mais de seis mil artistas. Cada museu terá uma obra digitalizada em altíssima resolução; serão 7 bilhões de pixels esta resolução. As obras brasileiras escolhidas para este tipo especial de digitalização serão: o painel externo dos grafiteiros Os gemeos, que pertencem ao MAM, e a obra “Saudade” do artista Almeida Junior, na Pinacoteca.

Quanto o serviço foi anunciado em primeiro de fevereiro do ano passado eram apenas 17 museus de nove países. Um ano depois, a nova versão do Art Project conta com 151 museus espalhados por 40 países.

Com isso, o acervo dos principais museus do mundo estará na tela do seu computador a um click de distância!

A tecnologia empregada foi a mesma para o Google Street View. Mas para a digitalização dos museus, foi usando um robô com uma câmera que fotografa em 360°. Esta máquina tem 60 quilos e altura de 2,6 metros de altura com 15 câmeras de alta resolução. Três feixes de laser detectam a profundidade.




Máquina usada para a captura das imagens nos museus.





Assista o belo vídeo que foi produzido pelo Google para a apresentação do projeto.





Você também pode se interessar por estas postagens:


Pablo Picasso. Gênio das artes plásticas do século XX

O Fantástico mundo de Escher

0 comentários:

Postar um comentário

Compartilhe

Share |

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | free samples without surveys
Zeitgeist I - The movie Zeitgeist II - Addendum Zeitgeist III - Moving Forward Creative Commons